Curiosidades


Você sabia que...

O tarot não foi sempre confeccionado em pequenos pedaços de cartão. Antigamente ele era impresso em tábuas de madeira e era reservado para os feirantes, pois na época medieval era comum os ciganos e bruxos preverem o futuro em feiras e romarias. Após algum tempo, quando a novidade chegou aos ouvidos da realeza, muitas famílias reais ainda não cristãs mandaram fabricar um baralho de tarot personalizado. Era um costume comum e como em tábua era algo pouco estético ou "rico", começou a ser produzido em pequenos pedaços de cartão ornamentados com ouro e pintados nas mais caras aquarelas.

Segundo o tarólogo e escritor Giancarlo Kind Schimid, no século XIV o tarot era usado de forma lúdica pelos nobres e se transformou em uma febre nos séculos XV, XVI e XVII, espalhando-se pela Itália, Espanha e França, seus principais fabricantes na época. O custo de fabricação de um baralho de tarot era muito alto pois tudo era feito manualmente, sendo até mesmo folheado a ouro, sem os recursos da imprensa moderna. Devido a isso, cada baralho ficava restrito à elite, e inclusive era usado como forma de pagamento de tributos, como presente real ou para diversão e entretenimento da nobreza.

  
A história nos conta que o baralho de tarot, mais popular foi o de Marselha, usado a partir da Idade Média como forma de distração da corte francesa. Pesquisas mostram que o baralho de cartas comuns usado atualmente como jogo de azar e distração é proveniente deste tarot, embora especule-se que a origem do mesmo venha do jogo de xadrez. Obviamente existe nesse uso uma forma de "mascarar" seu real conteúdo, pois na Idade Média a leitura de oráculos divinatórios era tida como algo demoníaco, indo contra as leis da Igreja Católica. E foi através desse oráculo e de alguns artifícios que os "pagãos" mantiveram as tradições escondidas dos "não-iniciados".
  
Bem no começo de sua história, as cartas de tarot chegaram às mãos dos ciganos, quando eles chegaram à Espanha vindos do norte da África. Popularmente, eles usavam o tarot para ganhar dinheiro, lendo a sorte em tendas e carroções nas feiras e festivais, motivo esse que levou muitas pessoas a acreditarem que os ciganos haviam inventado o tarot, o que atualmente as pesquisas mostraram que não é verdade.

Um comentário:

  1. Olá amigos ,
    vamos falar um pouco sobre o ano de 2014,levando em conta, não a numerologia tradicional , mas sim o significado dos Arcanos referentes á cada numero do ano de 2014.

    Por ex:
    2 = ao Arcano Papisa. Ano de surpresas, coisas ocultas se revelaram independente de qualquer situação. Enfatiza a paciência em todos os níveis
    20 = o Arcano Julgamento. E´o anjo anunciador do Juízo Final. Apresenta o fim da paixão e do sofrimento.
    1 = ao Arcano Mago. Mostra situações reflexas de atos passados. Ano para se tomar decisões inadiáveis.
    Usar toda a habilidade e destreza. Prestar atenção no que se recebe " do Alto", para se usar aqui embaixo.
    14 = o Arcano A Temperança. Este Arcano é o condutor de Almas , as leva em direção ao Sol e a Luz.
    Deve-se escolher o caminho do meio para obter bons resultados.
    7 = A Carruagem. É o número que representa a soma de todos os outros. Este Arcano vai em direção a objetivos distantes. Indica sempre objetivos nobres em busca da unidade. Representa também ,o despertar, o desabrochar de energias e a vontade de começar coisas novas. Não dá para adiar nada.

    Caros amigos, aqui temos apenas alguns aspectos dos números que compõem este ano, mas só por este começo podemos ter ideia do que nos aguarda.
    Desejo a todos um ano cheio de discernimento e boas escolhas, com muitas bênçãos.
    Abraço


    Namastê Leda D`Ambrosio

    ResponderExcluir